“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DIA DOS AVÓS


" Old woman of Arles' - Vicent Van gogh - 1888

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração.

Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó
e dizer o quanto você lembra deles.


Dia dos Avós na escola
1) Conversa Inicial
a) Peça aos alunos que façam um desenho da avó e do avô paternos e outro da vovó e vovô maternos.
b) Socializem os desenhos e conversem sobre os avós.
c) Pergunte com que freqüência ele vêem os avós maternos e os paternos, se essa convivência é diária ou esporádica. Pergunte que tipo de passeio fazem juntos. Qual a atividade que mais gostam de realizar com os avós. De que país são seus avós.
d) Que sentimentos eles cultivam por esses avós e como se dá esse relacionamento.
e) Pergunte se algum dia eles homenagearam os avós e de que forma, enfim, faça com que as crianças lembrem passagens interessantes vividas com os avós e entendam a importância dessa aproximação.
Observação: Algumas crianças podem não se relacionar com os avós, mas fale para eles elegerem alguém como avô ou avó.

2) Conversa das crianças como os avós
a) Peça às crianças que entrevistem seus avós, mas antes disso, elabore juntamente com eles perguntas.
b) Peça que tragam fotos dos avós em várias idades e que contem os fatos importantes relacionados àquelas fotos.
c) Eles deverão apresentar seus avós aos amigos através das fotos e contar um pouquinho sobre eles aos colegas.
d) Fale sobre os idosos, seus direitos, modo de vida, importância na nossa vida e que devemos tratá-los com respeito e carinho.

3) Preparando uma homenagem aos avós
a) Cada criança deve confeccionar uma lembrancinha para homenagear a vovó e o vovô.
b) Ensaiem danças , cantos, teatros. Preparem uma mesa com bolo, docinhos e chá. Convidem os avós para participarem. Ao final da festa cada criança entregará o mimo feito por ela. Embalem com carinho e nãi se esqueçam do cartão. O abraço e o beijo são importantes.

4)Aprendizagem
Falar sobre os avós é muito importante para se trabalhar valores e estreitar a relação entre avós e netos. Todas as lembrancinhas feitas pela crianças desenvolvem a coordenação viso motora, habilidades artísticas e estéticas, trabalha com cores, linhas, formas bi e tri dimensionais, texturas, planos, matérias diferenciados. Algumas desenvolvem a socialização.  
Máquina de costura:
Material: máquina de costurar de MDF, agulha grossa, base branca acrílica para artesanato, tinta acrílica PVA marron e bege, pincel, crystal cola, papel color sete coloriso ou retalhos de tecidos.
Modo de fazer:
a- Passe base branca acrílica para artesanatos em todas as partes da peça.
b- Pinte algumas partes de tinta acrílica PVA marron e outras com bege. com o pincel com tinta bege (quase seco), passe sobre o marron para ficar mais parecida com madeira.
c- Encaixe as partes para "montar" a máquina.. cole a agulha.
d- com a crystal cola faça os "pespontos" em toda a peça . Cole corações de papel ou tecido. 





Cartão para os avós:


(páginas internas do cartão)
* Você pode fazer a dobradura de um coração com os alunos e colar no cartão com uma foto dos avós.
* Fazer um vasinho com aos mãozinhas dos alunos. Pintar a palma com tinta guache marron e os dedinhos verde, nas pontas dos dedinhos colar florzinhas.


(a primeira página é o verso do cartão e a segunda página é a frente.)
* Desenhar os avós na frente do cartão.

Lembrancinhas:


Um comentário:

Total de visualizações de página

Marcadores

"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

Páginas

Image and video hosting by TinyPic